42

Razões p/ não marcar o seu parto.

Bom, tenho andado angustiada sobre esse assunto. Agora com 5 meses de gestação, minha médica vem me abrir o jogo e me diz que não faz parto normal. Tudo bem, é escolha dela, mas acho que poderia ter-nos dito isso logo no começo, né? Enfim, como meu plano Amil não cobre o parto, precisei ir atrás de GO que atendam pelo meu plano de funcionário estadual, o Issec. Uma merda diga-se de passagem, além do que, todos os médicos bons estão se descredenciando. É, a vida não tá fácil pra ninguém mesmo...

Pavor gela os ossos ao me imaginar em trabalho de parto normal nos corredores de um dos dois hospitais-maternidades públicos daqui da cidade. Não sei se conseguiria enfrentar isso... deve doer mais a dignidade de que as contrações em si! Então, quase me resignando a me submeter a uma cesárea, como único meio de permanecer com minha médica até o final (mesmo sendo cesarista, é ótima), encontrei esse esse post. e repasso pra vocês, pois achei muito importante saber.


 
Compreendo a opção pela cesárea; entendo de onde vem o receio de parir um bebê, sei da falta de informação e de apoio (do médico, da família, da sociedade) ao parto normal e me conformei com a visão vigente de que a via cirúrgica é uma alternativa aceitável. 

O que não entendo e não vou aceitar nunca é a banalização das cirurgias agendadas sem indicação, às vezes com 36 semanas, como no caso de uma amiga virtual de Facebook, que revelou seu desespero ao saber que sua cunhada, por sugestão do obstetra, havia agendado sua cesária para antes das 37 semanas. Essa criança provavelmente nascerá prematura, precisará passar tempo na UTI neonatal, terá dificuldades iniciando a amamentação, receberá complemento… Enfim, sua vida não terá um começo fácil. O mais triste é que tudo poderia ter sido evitado se seus pais tivessem esperado sua hora de nascer.

Abaixo, ofereço sete motivos para você esperar os primeiros sinais de que o seu bebê esteja pronto para vir ao mundo ao invés de cair no conto do vigário (ou seja, do “lobo cesarista”) e marcar uma cesárea “de emergência” para daqui a uma semana (isso não é emergência – é conveniência, tá?).

1. Saúde
A saúde sempre vem em primeiro lugar, não é mesmo? Toda mãe deseja, antes de mais nada, que o filho seja saudável. Todo obstetra se orgulha em dizer que preza pela saúde do bebê (muitos até usam isso como desculpa para desencorajar o parto normal, o que é uma ignorância e uma covardia sem tamanho, mas isso é outra história). A literatura médica é categórica: cesáreas eletivas feitas antes de completar 39 ou 40 semanas aumentam significativamente (entre 300 e 500%) o risco de problemas de saúde no bebê, especialmente respiratórios (que podem persistir durante toda a infância), mas também de icterícia (que dá ao recém-nascido um aspecto amarelado e está relacionado ao acúmulo de bilirrubina no sangue) e dificuldades para amamentar. Para todo bebê que nasceu “sem sequelas” numa cesárea de 37 semanas (que não é considerado prematuro, mas que poderia ter ido até 40, 41 ou 42 semanas – ou seja, é sim pré-termo), há vários que precisaram ficar “em observação” por dificuldades respiratórias ou foram receitados complemento no berçário ou receberam fototerapia por icterícia, e achamos isso “normal” porque, infelizmente, a prematuridade tardia (entre 34 e  36 semanas +6 dias) e o a termo precoce (entre 37 e 39 semanas) se tornaram comuns na nossa sociedade. Porém as evidências demonstram algo inconveniente: os males de saúde aumentaram depois que nós começamos a adiantar o nascimento dos nossos filhos. O que me leva, necessariamente, ao próximo ponto.

2. Ética
Clamamos por um mundo com muito mais ética. Demandamos isso dos políticos e dos empresários, mas, por alguma razão, simplesmente acreditamos piamente na ética do nosso médico. De certo modo, faz sentido. Afinal, o médico é alguém que escolheu preservar e proteger a vida e, teoricamente, por uma causa nobre. Fez o milenar juramento hipocrático, onde promete “não causar dano ou mal a alguém”. A verdade, pelo menos na obstetrícia, não é bem assim. A prematuridade iatrogênica (causada pelo procedimento médico em si – ou seja, por partos agendados) está aumentando assustadoramente. É por causa dela que os índices de prematuridade são muito maiores nas regiões sul e sudeste (curiosamente,aonde tem mais cesáreas). Infelizmente, a lei do mercado se sobrepôs ao juramento de não fazer mal, e muitos médicos (não todos, mas muitos) – para maximizarem seus rendimentos e não precisarem acordar de madrugada nem deixar de viajar no feriado – agendam partos na 37a semana, mesmo conhecendo as estatísticas acima. Há uma falta de punição para esse tipo de comportamento e, portanto, cada vez mais profissionais agem desta maneira condenável. Se você acredita na ética e no que é correto, você pode ajudar o seu médico a não desrespeitar o juramento que fez e não concordar em marcar uma cesárea antes da data. E lembre-se: mesmo que 37 semanas não seja considerado prematuro, a não ser que você tenha feito tratamento para engravidar e saiba exatamente o dia em que ovulou e/ou engravidou, a idade gestacional do seu filho é meramente uma estimativa. Uma gestação a termo é 40-42 semanas (somente depois de 42 semanas é que o bebê é considerado pós-termo).

3. Respeito
Como relatado no post O nascimento, do ponto de vista do sujeito, o bebê não é um mero produto do parto, mas um agente ativo. É ele quem envia os sinais para o cérebro da mãe, assim desencadeando trabalho de parto. O anúncio (ao lado) da ONG americana March of Dimes, instituição empenhada em melhorar a saúde materna e infantil, mostra claramente que algumas semanas fazem uma diferença enorme no desenvolvimento do cérebro fetal. Portanto, fica claro que agendar o parto é desrespeitar a fisiologia do bebê. Sem contar que, muitas vezes, na hora da cirurgia o bebê está dormindo, totalmente despreparado para “ser nascido”, e, assim, o nascimento se torna um choque e, ao meu ver, uma agressão. Você quer que o primeiro contato do seu filho amado com o mundo fora de você seja assim, um susto e possivelmente um trauma? Não é melhor respeitar o tempo dele e deixar que os abraços (contrações) do seu útero o preparem para nascer, mesmo que seja via abdominal?

4. Amor
Você já ouviu falar na ocitocina? Também conhecido como “o hormônio do amor”, a ocitocina é uma das substâncias responsáveis pela sensação de conexão, confiança e empatia. O orgasmo depende da liberação desse hormônio e a amamentação também, mas a maior concentração sanguínea do hormônio do amor na vida de uma mulher ocorre durante o trabalho de parto. Não é incrível? Estima-se que essa é a razão pela qual mulheres que parem naturalmente alegam sentir uma ligação profunda e imediata com o filho (um amor instantâneo) enquanto muitas mulheres que não tiveram esse privilégio admitem que a amor visceral pelo filho foi construído. Calma – não estou dizendo que quem tem parto normal ama mais o filho, por favor! O amor é muito mais do que simplesmente hormônios – é social, espiritual e um esforço diário – mas passar pelo trabalho de parto e sentir pelo menos uma fração dessas substâncias prazerosas e incríveis circulando pelo corpo deve ser o máximo. E pode tornar o conturbado período pós-parto um pouco mais ameno.

5. Paciência
A paciência é uma virtude que está se perdendo. Hoje em dia tudo é urgente, é “pra agora”, e a pressa é quase universal. Até quando estamos entre compromissos, no trânsito ou no metrô, sentimos uma pressão por estar “produzindo” – checando emails no smartphone, lendo jornal, resolvendo um problema no telefone… (In)Felizmente, um bebê chega para mudar tudo isso. Crianças requerem paciência. Elas têm o próprio ritmo e tempo, e testam nossa paciência constantemente, seja com suas constantes necessidades (mamadas, fraldas, choros) ou no processo natural de aprendizado (já reparou como precisam repetir tudo infinitas vezes?). Portanto, ter a paciência para esperar a hora de seu filho nascer, conforme manda a natureza e a fisiologia, pode ser uma boa forma de se acostumar com sua nova realidade como mãe – uma realidade onde a paciência será imprescindível para a sua felicidade e sanidade.

6. Espírito de aventura
Eu adoro ouvir a história de como nasci. Minha mãe acordou de madrugada toda molhada, sentindo somente “umas cólicas” e achando que tivesse feito xixi na cama. Precisou ser convencida pela sogra de que estava em trabalho de parto e que a bolsa havia rompido. Chegou no hosptial com 8 cm de dilatação e pariu algumas horas depois. Deve ter sido uma aventura e tanto! Pessoalmente, acho triste que a grande maioria das crianças sendo nascidas hoje teve essa primeira aventura “roubada” – e suas mães também! As mães não vão deixar uma plateia inteira na expectativa, com cara de “quero mais”, ao contarem como sentiram as primeiras contrações, a dúvida de estarem ou não em trabalho de parto, a saída do tampão, o frio na barriga ao perceberem que chegou a hora, os telefonemas de madrugada, o taxista/marido nervoso… Elementos de uma verdadeira história de ação! Quando a geração de hoje perguntar  como foi seu nascimento, vai ouvir que o parto foi marcado para o dia tal na hora tal e que ponto final. Pode me chamar de romântica, mas eu encaro a vida como uma grande aventura e da mesma forma que não escolhemos o dia da nossa morte, acho que ao escolherem para nós o dia do nascimento, roubamos um pouco da magia de viver. Deixe o seu filho embarcar nessa vida com o espírito de aventura que ele precisará para aproveitar ao máximo sua temporada aqui na terra.

7. Paz
Tem gente que diz que quando nasce um mãe, nasce junto a mãe culpada, sempre se perguntando se está fazendo o certo, cheia de ansiedades sobre a saúde e bem estar do filhote, com mil e uma perguntas para fazer ao pediatra, à sua mãe, às amigas (íntimas e virtuais)… Tudo isso é normal. A insegurança, as dúvidas e os questionamentos fazem parte do processo. Mas o nível pode ser tolerável ou patológico. Quando você adentra a maternidade impondo conveniências alheias ao processo, negando a seu filho o direito de determinar a hora certa para ele, você já começa “brincando com fogo”, mexendo num processo natural e aumentando o risco de ter problemas mais na frente. Você quer acrescentar mais essa culpa? Não é simplesmente mais fácil respeitar a infinita sabedora desse processo milenar e aguardar, paciente e respeitosamente, o dia e a hora que o destino lhe reservou para dar a luz?
Como você pode ver, numa gravidez normal, de um bebê saudável, o melhor mesmo é esperar a hora “P” chegar. Seu médico pode alegar várias coisas – placenta grau 3, feto macrossómico (grande), cordão enrolado, pressão alta (sem pré-eclampsia), cesárea prévia: nada disso é indicação de cesárea, muito menos de cesárea agendada. Exceto em casos de pré-eclampsia, placenta prévia, placenta abrupta e outras (poucas) ocorrências emergenciais, qualquer cesárea pode ser feita durante o trabalho de parto, com melhores resultados para a saúde do bebê.  Enfim, esperar o trabalho de parto é muito mais do que “simplesemente” mais seguro. É sinônimo das virtudes acima: saúde, ética, respeito, amor, paciência, espírito de aventura e paz.
  Créditos do blog  A Mãe Que Quero Ser

 

Beijos e uma abençoada semana para todas!
By

42 comentários :

Coisas do Casal (Cynthia)
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

Oi flor, td bem?! Olha, este assunto é bem complexo e divide opiniões mesmo... Eu por exemplo, adoraria ter coragem de ter parto normal, mas depois da tentativa frustrada e quase morrer tentando não penso NUNCA em tentar normal outra vez! Sem dúvidas (no que depender de mim)se eu engravidar farei sim cesária, mas não tão cedo, 36 semanas é muito cedo mesmo!

E vc, decidiu oq fará?? Beijos!

Sil

Que dureza heim amiga? Também prefiro o parto normal, cesárea só se realmente precisar, mais no seu caso terá que pensar muito bem mesmo, a saúde pública no Brasil vai muito mal, e se essa médica é realmente competente.

Mas você ainda tem tempo pra decidir, e só faça o que seu coração mandar e o que você tiver confiança, Deus vai abençoar seu parto, seja ele normal o cesárea.
Bjss..

Fabiana Costa

Oi Samia, faz tempo que não passo por aqui né! Mas acompanho sempre. Sobre o assunto passei um problema parecido. Quase no fim da gestação minha médica diz que vai precisar viajar no fim do ano ( a passeio ) e não poderá realizar meu parto! Será que ela não podia ter visto isso antes? Enfim, chorei, esperniei, troquei de planos e sonhos.. e fui a luta. Ela me indicou sua sócia. Porém já no fim da gestação eu não faria o parto com quem mal conheço só porque ela quer. Antes eu realmente queria fazer cesárea, por opção e porque meu marido corria o risco de estar voando pelo Brasil enquanto eu entrasse em trabalho de parto. Mas mudei de planos e vou tentar o PN já que meu marido conseguiu férias até as minhas 40 e poucas semanas. Também tenho Amil, realmente muitos médicos estão se descredenciando, tanto porque a Unimed não aceita que vc se filie a dois planos, então mundialmente os médicos preferem ficar so com a Unimed e se descredenciam. Aqui em Campinas existem duas ótimas Maternidades portanto farei meu parto com plantonista mesmo. Evitando assim desenbolsar os R$ 5 mil reais que minha médica cobraria pela cesárea, mas já que ela não vai estar, e se é pra pagar por pagar prefiro fazer com o plantonista. E que Deus nos abençoe. Beijos

Lili

É exatamente disso que eu estou falandooooo!!!
Adorei o post, extremamente esclarecedor. Não sou contra cesária, ela é uma benção, mas para quem PRECISA!(e se eu PRECISAR jamais me sentirei menos mãe)
Que coisa mais chata essa historia de médicos, aff... é impressão minha ou a maioria das gravidinhas blogueiras passam por isso???
Vou ficar na torcida para que essa situação se resolva da melhor forma possível e que vc consiga achar um médico mil vezes melhor do que essa que vc ja gosta!
Fiquem bem
Beijos

Cacau

Amiga... esse assunto rende ... eu ainda não parei pra conversar com a minha GO mas aqui SUS só faz cesárea em último caso... mas te falo que só de pensar em P.N. me dá calafrios...
No meu 1° aborto tive dores como de P.N.... o bebê nasceu no banheiro... é uma coisa que até hoje eu fecho os olhos e lembro toda dor daquele dia!

É pra se pensar!

Beijos!

Juliana Jardim

Esse assunto é polemico rss, eu marquei minha cesaria por opção e meu parto foi maravilhoso e não senti nenhuma dor, fiz isso pois o unico hospital bom do meu plano de saude era longe da minha casa e fiquei com medo de nao dar tempo de chegar.
Beijoss

Jacqueline Braga

absurdo né, é por isso que eu logo perguntei a primeira GO do Bryan se ela fazia PN e apoiava, desde a primeira consulta...infelizmente eu tive voltar na vida rs e acabei parindo pelo SUS de cesarea, agora luto pelo meu PN, sei que achar um médico que faça a esta altura da gestação é quase impossível,por isso vou com o plantonista mesmo.Respeito quem tem medo de sentir a dor das contrações e talz, e opta pela cesarea, mas tirar o bb com 36 semanas é um pouco demais pro meu entendimento. O bb não está pronto ainda, e corre vários riscos de ficar na incubadora, ou precisar de oxigênio...enfim, minha sogra mandou tirar meu esposo com 37 semanas,pq o médico dela ia viajar, então resolveu adiantar o parto, acontece que a idade gestacional dele era menor, ele nasceu antes das 36 semanas e era pititico. Teve várias complicações, e até os 2 anos vivia doente e internado. Por isso não quero correr risco de marcar cesarea, nem do Bryan eu marquei, ele nasceu de 40 semanas. O que tem que ser respeitado é a vontade da gestante!!!
bjos

Janaine

oi querida... eu tbém tenho vontade de fazer parto normal!!! Mas... vai saber neh!?? não sei o que o Senhor tem preparado para mim! rsrs

Tenha certeza, que tudo dará certo! Deus é contigo!
Ele abrirá as portas para sua benção chegar da melhor forma e como Ele quer.

Deus te abençoe nas escolhas!

bjos

ELITA,Minha Vida meu Milagre.

Que decisao complicada Samia, nossa nem sei o que dizer. Sempre fui 100% parto normal ,mas confesso que ultimamente estou bem pé a tras com PN no SUS.Na verdade o nosso sistema de saúde é uma vergonha, uma calamidade,em todos os seus setores. Triste isso né pagamos tantos impostos e não temos retorno algum....

Olha vou torcer e orar pra que Deus te dê a certa direção em suas decisões...
Mas de ante mão, procure um médico que voce tenha plena confiança e que voce já tenha feito varias consultas com ele(a)...Segurança nesses momentos é primordial..Um Beijo

Gislene

Como é complicado essa historia de parto!!!
eu não defendo nenhum com unhas e dentes! Sou do tipo que seja feito o melhor para mãe e filho. Se tiver que ser cesárea vamos lá, mas se for parto normal vamos tbm. Acho que respeitar a vontade do bebê nascer é legal, pois são tantos problemas que uma cesarea pode apresentar no decorrer da vida de um ser.
mas que Deus lhe de sabedoria para lidar com esse assunto.

Unknown

Ameeeei o bloog e claro qe ja estou seguindo...

tbm estou grávida de 29 semanas, e não abro mão do parto normal!!
Antes de ficar gráavida sempre dizia qe iria fazer cesaria e coisa e taal... mais dps qe fikei gravida e soube dos beneficios do parto normal para o bebêzinho não pensei duas vezes!!!

essa é uma decisão séria e qe cabe somenta a vc!!!!

estarei acompanhando aqi.

bjs

www.aminhagravidezs2.blogspot.com.br

Nanã Martins

Olá flor... assunto complicado meeesmo!!! Eu infelimente não tenho opção... fiz uma cesárea de emergência em setembro do ano passado e o médico acha meio arriscado tentar um parto normal com tão pouco tempo, visto que em março terei 1 ano e 6 meses da cirurgia.
Fiz minha cesárea pelo SUS e fui muiiiito bem tratada, mas sei que tive sorte, porque na maioria dos casos não é assim. Como queria engravidar de novo, já no começo desse ano procurei um plano que cobria tudo e fiz, pra dar o tempo da carência e tal.... Mas no seu caso, o que eu posso dizer é que tenha calma, paciencia... ainda está um pouco longe (rsrs o tempo não passa né?)e com certeza as coisas vão caminhar pra uma solução pra vcs... Tenho certeza que no final tudo dará certo...
Beijos

Anônimo

Oi Samia, esse é um assunto complicado, principalmente se tratando de um pais onde o atendimento em hospitais publicos não são dos melhores, tive 2 cesarias, não foi por opção mas por necessidade, meus 2 filhos nasceram com mais de 37 semanas cheios de saude, graças a Deus, mas tem muito caso como o que vc citou, de bebes que nascem antes da hora por opção dos pais ou medicos, acho um absurdo.
Que Deus abençõe seu parto, seja onde for e como for, pq se Ele estiver com vc tudo dá certo.
Beijos flor!

Rafa

Nossa, complicado hein Samia!! A sensação que eu tenho é que quando a mulher quer ter parto normal, tem que lugar contra TODA a área médica! É o GO que não faz PN, é o hospital que dificilmente está preparado, são as enfermeiras quem ficam impressionadas quando tem PN no plantão. Nossa..o parto normal virou parto Anormal.

Talita

Ai Samia, que situação chata e infelizmente comum à muitas mãezinhas.
Eu tb quero um PN e tive a sorte da minha médica concordar e tb do hospital onde o Daniel vai nascer ter adotado essa politica de incentivo ao parto normal desde outubro deste ano, isso mesmo, faz pouquinho tempo que as coisas mudaram por lá, graças a Deus! Mas claro, se não for possível o PN faremos a cesárea sem problemas, o importante é meu filhote nascer com saúde e perfeição!
Então entregue nas mãos de Deus, peça direção, que tudo dará certo!
Bjos

Unknown

Realmente esse assunto divide opiniões, eu por exemplo não quis parto normal, tive cesárea, talvez se fosse hj penso que gostaria de parto normal. Mas acho que vc tem que fazer o que quer, sei que é difícil mas poderia considerar outro médico, caso queira. Fique tranquila que no final dá tudo certo! Bjkas.

Sweet

QUE POST MAGNÍFICO!! Sabe, sempre vejo em blogs de gestantes as futuras mamães defendendo o parto cesária sem necessidade. Acho que meu corpo foi feito pro parto natural e é isso que eu quero! O médico da minha cunhada conseguiu convencer ela de que o parto normal era uma "agressão ao corpo da mulher" e ela fez cesária. Um absurdo!!! Amei o blog e já está no topo do meus blogs favoritos. Parabéns!! Beijocas!!

Bárbara

Sâmia querida obrigada pelas palavras de carinho no meu blog, aos poucos vou me animando pra esse novo ciclo...
AH! E o US do maridão ontem não deu varicocele, o médico falou que ele não tem nadinha.. nem uma varize!
Vamos continuar com as vitaminas e seja o que Ele quiser!
Bjos

Unknown

Sâmia minha linda obrigada pelo carinho
amiga não fique angustiada
e não se precipite,em deixar sua medica
vc pode olhar outros lugares com calma
e acho que cesária se vc achar que deve mesmo
até mesmo pelo pós,da sua saúde,
credite Deus abre porta aonde não existe


linda tarde que vc consiga resolver o melhor pra você e seu amado Bebê.
bjs
http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

Anônimo

Oi, Sâmia! Obrigada por seu comentário em meu blog! =)

Esse é um tema bastante polêmico!!!
O meu médico disse o seguinte: "Faço cesárea e parto normal. Você escolhe. Pra fazer parto normal, precisa o bebê estar encaixado e ter dilatação. Se tiver, sem problemas."
Olha, eu fiz cesárea. Quando estava nas últimas semanas eu não aguentava mais o peso da minha barriga, parecia que ele ia escorregar entre minhas pernas!!!!

Sinceramente? Me arrependi. Fui SIM vencida pelo medo, falta de apoio e de informação! Se a cada vez que a gente falasse: "Dr. eu queria marcar uma cesárea!" ele entregasse um panfleto com essa lista explicando os benefícios de se ter parto normal, acho que a coisa seria diferente.
Correu tudo bem na minha cesárea, graças a Deus!!! Como você disse aí, alguns problemas que ocorrem nós julgamos como 'normais' porque é passado isso pra gente, mas lendo e se informando, a gente vê que não é!

Não me sinto culpada por ter feito cesárea, fiz meu blog depois que tive meu filho e aí sim visitando outros blogs (como o seu) a gente vai se informando, esclarecendo.. então reconheço que estava desinformada. Continuo com o mesmo médico e já adiantei que o próximo eu quero parto normal e ele disse que tudo bem!

Ele ainda disse: "Não existe certo ou errado. O parto ideal é aquele que é bom pra mãe e pro bebê" e eu concordo. Não adianta submeter a mulher a fazer parto normal se ela não quer por vários motivos, é um direito dela escolher (vejo isso em um hospital público daqui e já teve várias ocorrências de complicações e morte devido a insistência em parto normal sendo que já era caso de CESÁREA, era EMERGÊNCIA!).

Eu acredito que parto normal é sim mais emocionante. O pediatra do meu filho disse que ele nasceu com 38 semanas porque o ULTRASSOM 'disse', mas que pelos exames que ele fez, era um bebê de 36 semanas! Disse que não podemos confiar cegamente, o ultrassom é só pra ter uma noção (e realmente disso eu não sabia). Nunca vou me esquecer dele me dizer: "A fruta só cai do pé quando está madura. Tem que deixar o bebê querer nascer."

Eu fico feliz por me informar cada vez mais e incentivar amigas grávidas a fazerem parto normal (e algumas até acham que fiz de tanto que apoio). Temos que disseminar esse tipo de informação porque vou te falar, não nos informam mesmo.
Adorei sua postagem, aprendi bastante coisa e estou ansiosa para o próximo bebê que irá nascer quando ELE estiver pronto, e não eu.

Sorry pelo comentário gigante. rs

Beijos!!!!

Anônimo

Sâmia eu sempre quis o parto normal. Meu filho mais velho é de 7 meses e tive que passar pelo parto induzido foi super doloroso, por que no meu caso não tenho passagem. Com certeza o parto natural é o melhor até na recuperação. Já o meu caçulinha foi cesárea, não teve outro jeito e eu fiz a ligadura. Querida converse com sua médica e não tome decisões precipitadas, nada de angústia por causa do baby e peça direção à Deus. Tudo se resolverá. Bjs grandes!

Mah

tudo em seu devido tempo ne?... q assim seja :) qndo eu tiver meu positivo vou curtir cada instante, sem atropelar cada segundo!! :) bjus!!

Emmy Rafaella

Que poste perfeito, queria muito que meu filho tivesse nascido de Parto normal, mas tive pressão alta e vários problemas na gestação :\

Estou seguindo já (:
Bjs

http://oamorvemmaiscedo17.blogspot.com.br/

Cacau

Selinho no blog pra ti!

Beijo

Unknown

Olá, primeira vez aqui, sou "cumadi" da Mah do sonharjuntosbaby. Assim o meu caso foi como esta sendo a sua gravidez, o médico simplesmente começou a "loquear" com estorinha de cesárea, nem perguntou o que eu queria... tipo assim... BESTA, eu surtei, quase deixei minha mãe maluca, e meu marido surtado, e com 5 meses, mudei pra uma GO que aceitou a minha decisão de parto normal e fomos indo levando a gestação, com 39 semanas e meia, senti algumas dores, liguei pra ela, que é duma cidade vizinha ela falou pra acompanhar, fui fazer um toque e o médico de plantão disse que ia ser naquele dia... minha médica era da cidade vizinha, decidi não sair correndo em disparada pra outra cidade... vai que era alarme falso? e era, pois as dores passaram,quando foi na terça ela ligou querendo saber como eu estava, falei que tinha passado e que esperaria completar as 40 semanas que seria no domingo... depois ela me contou que desligou o telefone e agendou minha cesárea pra segunda...hahhaha...bem loka, mas eu sempre perguntava pra ela, "Vc acha que não vai nascer de normal?" Ao que ela respondia "O bebê é muito grande, mas nascer nasce"...rsrsrs... e assim foi, na quarta fui no Pronto Socorro e fiz outro toque com uma enfermeira muito boa amiga da minha mamis (minha mãe é enfermeira também) ela fez, disse que estava pela boa, bem encaixadinho, perguntei se tinha espaço ela falou que sim, tinha tudo e estava encaminhado pra ser parto normal, me indicou alguns exercícios e assim na sexta-feira a bolsa estourou ao meio-dia e ele nasceu de parto normal, como tinha me proposto, às 18h05 do dia 13 de agosto de 2011. Firme e forte e de parto normal, grande e comprido (3,960Kg e 52,5cm). O que posso dizer de tudo isso? Eu segui o que meu corpo e coração me indicava, pesquisei muito, sabendo que não seria fácil, a dor é PUNK, mas só pensava que a decisão que tomei foi a melhor pra mim e pro meu bebê, claro que tudo isso nas minhas condições (gravidez tranquila e cabeça decidida) não fui por cabeça de médico. Decisão de mãe tem que ser respeitada. Mas é algo beeeeeeem pessoal, tem que ter muita estrutura física e principalmente emocional, pq no particular/convênio eles querem sempre fazer cesárea, daí é um tal de quererem fazer a cabeça da gente que não existe nada igual no mundo. Cabeça no lugar, foco e calma. Simples e difícil assim. Bêzzo e pense por você e seu bebê nessa decisão. Seu corpo e coração vão te indicar o melhor. ufa... escrevi muito...foi mal... Fica com Deus ;D Bêzzo

Cacau

Amiga onde anda vcs?? Tá tudo bem??

Beijos

Van

Oi linda!!! passando rapidinho pra avisar que tem selinho pra vc lá no meu blog.
Bjus

rosana

Obrigado por suas palavras, da sua paciencia comigo,a solidão é muito ruim mas qdo se está rodeada de pessoas e ainda sim sentir-se só é pior ainda.Mas aqui no blog eu sempre me encontrei...Que seu Natal seja recheado de coisas boas assim como o panetone tem varias frutinhas,rsrsr hum amoo!!...
e que seu 2013 seja mais brilhante mais colorido e mais bonitos que todos os fogos de artificio!Deus fará o impossivel por vc creia!! bjinhos no coração
!(◕‿◕✿) Amo vc (◕‿◕✿) Obrigado por seu carinho!! de sempre!

Unknown

amiga venho te oferecer o mimo de natal clicar
no link que tá na postagem ou no menu selinho e pegar
o mimo que ofereço de coração linda noite bjs

http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

Patrícia

Suas dicas pra mamães sempre são mara, Samia! Gostei de ver!
Hj querida, desejo a vc e sua famila que cresceu um Natal mais que especial, saude, paz, amor , harmonia são os maiores presentes que desejo a vcs
Que Jesus reine em seus corações !!! Bjs

Eliane Vieira

LLinda!!

Muita saudade do seu cantinho! Me perdoe, mas minha vida agora é uma correria só!

Fiz um grupo de mamães no FB, onde só há meninas dos blogs. Entra lá:

https://www.facebook.com/groups/444849352230438/

É um grupo privado, onde tiramos dúvidas e dividimos alegrias!!

Beijos em vc e no pequeno Arthur!

Mãe e Mel.

Rosangela Pretah

Oie!!! mto interessante o assunto abordado.
Sempre defendi com unhas e dentes o parto normal e acho o melhor qdo não há riscos, na minha gestação passada era pra ter sido cesárea pelo tamanho e peso do bebê de quase 5kg, mas como não fiz medicina e mesmo achando estranho minha GO insistiu no PN e meu bebê não resistiu por ter demorado mto, ele era enorme e por mais q eu tivesse passagem ele nasceu com insuficiência respiratória...enfim, hj com 36 semanas de gestação e com um ótimo GO, pretendo ter cesárea pelo trauma q passei, amanhã tenho consulta e saberei se será com 39 semanas q seria o ideal, mas td depende da vontade de Deus pq se depender do meu GO seria normal, mas o medo q tenho é maior.
Portanto concordo plenamente com o artigo,porém qdo houver necessidade do plabno B o melhor é agilisar o q for a melhor opção pela situação.
Mega abraço.

Regina Rehbaim

Olá!

lendo posts e comentários por aí, tenho percebido que as gestantes têm cada vez mais surpresas em suas consultas, situações que deveriam ser tratadas desde o começo, estão sendo levadas no susto!
Axo isso tão chato, este é um momento onde estamos confiantes naquele cara do outro lado da mesa, aquela pessoa que nos diz o que fazer, como fazer, se tá tudo bem... enfim! temos que estar preparadas pras subitas novidades de nossos obstetras, e perguntar tudo com a maior antecedencia possível pra não sermos pegas tão de surpresa!

Estou grávida de 15 semanas, meu segudo filho, provavelmente farei outra cesareana, até gostaria de tentar o normal desta vez, mas tenho medo, já que a primeira tive uma pré eclampsia!

Passei aqui pra conhecer seu blog e acabei comentando, rs... se puder passe no meu cantinho pra me conhecer tb!
Vou adicionar o seu blog a minha lista de blogs ok?

Bjs!!!!

Unknown

Saudade amiga!!!
Espero que esteja tudo bem com vcs.
De noticias minha linda. Grande beijo.

Mimos da Raquel

Samia querida, em primeiro lugar me perdoe a deomra, estive com problemas de net e depois pc, enfim, estou voltando agora e somente hoje vi seu post. ë lindo esse urso mesmo, se quiser posso fazer pra voce, ele tem o nome do seu baby né? entao me manda um email rb-fm@hotmail.com com teu cep, calculo o valor e te passo ok..bjksss

Alessandra

Olha esse post veio a calhar com o que estou passando. Estou por ter meu segundo filho na Alemanha, tive meu primeiro por cesarea na Argentina. Comecei a sentir algumas contrações, masnao estava realmente em trabalho de parto, estou com a sensação que meu médico me enganou para ter uma cesaria marcada, ja que meu filho estava pra nascer no natal... É ridiculo isso da conveniência dos medicos ai no Brasil ou Argentina... Aqui na Alemanha, posso ate terminar em cesaria, mas vou esperar o momento do meu filho. Excelente post. Bjs

Mundo do Dani

adorei conhecer o seu blog, e já a estou seguindo! beijão, passe no meu blog tmb?
http://mundodomeudani.blogspot.com/

Cacau

Flor... cadê vcs??
Preocupada aqui!

Beijos

Andressa

Olá... Li cada post aqui do blog e queria muito deixar minha história, claro... resumida rs.
Tenho 3 filhos minha 1º filha com 15 anos, depois a 2º com 17 e o 3º com 19 anos. Todos de parto normal, quando foi pra nascer a primeira fui por uma semana todos os dias ao médico com dores, contrações e nada, pois bem, nasceu
depois de muito sofrimento, muita dor, choro, angustia.
Depois de algum tempo lá estava eu de novo rs, e como na primeira vez sofri muito com muitas dores, por um período de uns 4 dias internei logo que amanheceu e ela nasceu no finzinho da tarde, isso no interior de São Paulo na cidade onde eu também nascei, depois com meu terceiro filho eu já fiquei meia que preparada a pagar um parto particular, quando foi em uma quinta feira já estava com umas contrações desde manhã e resolvi ir a um hospital bem conhecido, pelo sus mesmo pra saber como seria, pra não ter que pagar consulta particular também, enfim quando cheguei e fui exanimada, colheram o meu liquido com uma seringa e uma agulha enorme que doeu pra caramba, e decidiram me internar e estourar minha bolsa naquele momento, apesar do meu liquido estar normal, iriam induzir o parto, levantei e quase que sai correndo chorando alegando que nao iria ficar e sofrer todas aquelas dores de tanto tempo e sofrimento novamente assinei um termo e vim embora. Isso em uma quinta feira e já estava com 2 cm ou (dois dedos) como dizem de dilatação, passou essa noite, sexta feira, sábado todos esses dias com dores que me incomodavam que demoravam coisa de meia hora de intervalo, quando foi no domingo, já pela manha a dor apertava cada vez mais arrumei minhas coisas e fiquei preparada pra ir pro hospital porque já sabia que iria nascer naquele dia, era um sentimento de angustia, dor, tristeza, porque sabia o tamanho da dor que me esperava, e essa minha dor, não é a dor que a maioria das mães falam, que é uma dor em algumas horas e depois tudo passa, nãooooooo, minha dor sempre foi por dias, e mesmo em trabalho de parto eu demorei em todas as minhas gestações mais de dois dias para nascer. Enfim quando foi umas 22:00 horas fui para o hospital particular onde iria efetuar o pagamento e ter meu bebê. Quando cheguei lá, conversei com a médica, chorei, contei toda a minha historia e ela me falou que poderia fazer sim a cesária, nesse momento fiquei tão aliviada que queria até dormir de tanta felicidade, até porque já fazia mais de 4 noites que eu não dormia nada, e ela foi me examinar, conclusão ela disse que seria impossível fazer uma cesariana, porque o bebê e eu correria
risco de morte, porque o nenêm já estava encaixado e dava pra sentir a cabeça dele, nesse momento ela disse que eu estava com 5 cm (ou dedo) de dilatação, ai que eu chorei... Mas fui muito bem tratada, com banhos, massagens, conversas, etc, e quando foi 4:30 da manha meu filho nasceu, olha só, já estava em trabalho de parto desde a quinta feira, internei com 5 cm de dilatação e ele foi nascer só 4:30 da madrugada, foi muita dor e sofrimento mesmo assim.
Trabalhei muito criei meus filhos hoje a mais velha tem 18 anos a do meio 15 e o mais novo faz 14 daqui a alguns dias, sai da empresa a 6 meses, eles não estavam pagando o convenio, o salario estava atrasado por meses e não tinha nada de fundo de garantia depositado, entrei com uma ação trabalhista e agora descobri que estou grávida, meu convenio que fiz particular não irá cobrir o parto, e já me encontro desesperada em saber que vou depender de uma rede pública e com certeza vou sofrer muito.
Essa gravidez diferente das outras, está sendo curtida, com maturidade, porque sempre fui o melhor de mim com meus filhos mais era muito nova.
Bom fica aqui meu desabafo pra vocês amigas. Beijos... Deus abençõe todas vocês.

Mae ecologica

Oi,faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica:
www.biolinum.com

BioLinum


Olá,Samia ,achamos o seu Blog muito interessante e gostaríamos de propor-lhe uma parceria.
Somos uma empresa que produz e comercializa produtos sustentáveis como Fraldas Ecológicas e (em breve) Sabonete Natural.
Poderia nos informar seu e-mail ou outra forma de entrar em contato para poder apresentar-lhe a nossa proposta e ver se está interessada?
Contato: sac@biolinum.com

Novo Comentário

Deixa uma recadinho, vai? Obrigada pela visita!